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Aulas de Meditação Mindfulness

  • Ponto de Luz Av. das Acácias 163B 2775-342 Parede Portugal (map)

Mindfulness significa prestar atenção de uma forma consciente e com propósito ao momento presente, sem emitir qualquer tipo de julgamento.

A prática de Mindfulness permite-nos aceder a este modo de “estar e ser”, sendo um antídoto para a mente fazedora. É por aqui que aprendemos a parar, a “desligar o botão”. Esta atitude promove a tranquilidade, contribuindo para um bem-estar geral, que se pode atingir num curto espaço de tempo.

Embora inspirada em técnicas orientais, particularmente a partir de tradições Budistas, esta prática meditativa da consciência plena, entrou nos EUA e no mundo Ocidental nos últimos anos, em parte devido ao programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness (MBSR) desenvolvido peloMédico norte-americano, Jon Kabat-Zinn, que o implementou em 1979, na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts.
Desde então, milhares de estudos têm documentado os benefícios físicos, mentais e emocionais da prática da atenção plena, inspirando inúmeros programas que a adaptam a escolas, prisões, hospitais, entre outros.

Porquê praticar Mindfulness?

Estudos comprovados científicamente têm demonstrado que a prática da atenção plena, mesmo que por apenas algumas semanas, pode trazer uma variedade de benefícios físicos, psicológicos e sociais. Seguem alguns exemplos:

• Mindfulness é bom para o corpo: após apenas oito semanas de prática, o sistema imunitário sai reforçado;

• Mindfulness é bom para a mente: a atenção plena estimula as emoções positivas, reduzindo as emoções negativas e o stress. Estudos sugerem que pode substituir eficazmente os antidepressivos no combate à depressão e na prevenção de recaídas.

• Mindfulness muda o cérebro: aumenta a densidade de massa cinzenta em regiões do cérebro ligadas à aprendizagem, memória, regulação da emoção e empatia.

• Mindfulness ajuda-nos a focar: a atenção plena ajuda-nos a evitar as distrações e melhora a nossa capacidade de memória e concentração.

• Mindfulness promove a compaixão e o altruísmo: a prática torna-nos mais propensos a ajudar alguém em necessidade e aumenta a atividade nas redes neurais envolvidas na compreensão do sofrimento dos outros e na regulação das emoções.

• Mindfulness melhora os relacionamentos: a prática de mindfulness permite a cada parceiro sentir-se mais otimista e descontraído, mais empático e compreensivo.

• Mindfulness é bom para os pais e futuros pais: reduz a ansiedade relacionada com a gravidez, stress e depressão nos futuros pais. Pais que praticam mindfulness sentem-se mais felizes com suas competências parentais e com a relação com os seus filhos, e os filhos desenvolvem melhores competências sociais.

• Mindfulness nas escolas: o ensino de mindfulness na sala de aula reduz problemas comportamentais e de agressão entre alunos e melhora os seus níveis de felicidade e capacidade de prestar atenção. Professores formados em mindfulness também mostram menos emoções negativas e sintomas de depressão, e maior compaixão e empatia.

• Mindfulness ajuda os profissionais de saúde a lidarem com o stress, a conectarem-se com os pacientes, e melhorar a qualidade de vida em geral.

• Mindfulness combate a obesidade: ter uma "alimentação consciente" incentiva hábitos alimentares mais saudáveis, ajuda na perda de peso e permite o tempo necessário para a saborear os alimentos.

A partir do início de Setembro poderá frequentar as nossas aulas de Meditação Mindfulness!

Dias: Todas as 4ª feiras
Horário: 19h30-20h30
Investimento: 10€/aula ou 32€/mês
Formadora: Mafalda Mendes de Almeida possui formação em Práticas Budistas e Meditação Mindfulness, transmitindo os seus conhecimentos desde 2008. Criadora e Formadora do Modelo “Bloom – Focus on the Good”- Meditação Mindfulness em contexto laboral, facilitadora de Meditação com Adultos, Grávidas, Crianças, Adolescentes e Reclusos (EP Sintra e EP Carregueira).

Informe-se e faça a sua inscrição atempada através dos contactos 214675283 | 966726453 ou terapias@pontodeluz.com.pt
Vagas limitadas.

Later Event: January 28
Curso Reiki Nível II