Chi Kung e os seus Benefícios

É transversal a todos nós, suportar um estilo de vida apressado e stressante torna necessário abrandar e restabelecer a ligação entre o corpo e a mente. De forma suave e progressiva, a prática frequente de Chi Kung desbloqueia a energia do corpo e promove a saúde, a vitalidade e o bem-estar, tanto físico como mental.

Em mandarim, Chi Kung, ou Qi Gong, significa a arte de cultivar e de trabalhar a energia para que esta circule de maneira harmoniosa através do nosso corpo. Trata-se de uma prática milenar oriunda da China e trazida para o Ocidente em meados do século XX.

O Chi Kung é uma forma de meditação em movimento, que consiste na combinação de exercícios, técnicas de respiração e meditação. Utiliza movimentos harmoniosos para mobilizar o corpo e ativar as diferentes funções do cérebro, despertando os sentidos e libertanto a mente e o corpo. Pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias e não apresenta contra-indicações.

Chikung Terapêutico.jpg

A Energia, a Mente e o Corpo

Sendo um sistema holístico que envolve a mente e o corpo, o principal objetivo do Chi Kung é controlar o fluxo de energia, o chi, que significa energia vital, garantindo a sua livre circulação e orientando-a para qualquer parte do corpo que dela necessite.

A aplicação de exercícios que incluem meditação, destinam-se a desenvolver a consciência do papel do chi no nosso corpo e em redor dele. Aprender a controlar a mente ajuda ainda a expulsar pensamentos negativos e a projetar imagens positivas, revigorando o cérebro e melhorando a capacidade de concentração. Por vezes, o fluxo do chi é impedido de circular devido a vários fatores como a inatividade, a ansiedade, o stresse, a fadiga, os maus hábitos alimentares ou a poluição. A prática frequente de Chi Kung ajudará a contrariar os efeitos prejudiciais destes fatores.

Benefícios de uma prática regular de Chi Kung

  1. Reduz o stresse e a ansiedade: A combinação de movimentos e exercícios respiratórios profundos promovem o relaxamento corporal e reduzem os níveis de stresse e de ansiedade, criando um verdadeiro estado de calma e paz.

  2. Favorece a qualidade do sono: O relaxamento profundo e a tranquilidade mental obtidos pela prática do Chi Kung ajudam a adormecer com mais facilidade e a ter um descanso de maior qualidade.

  3. Fortalece as articulações e corrige a postura: Os movimentos do Chi Kung promovem o equilíbrio e o fortalecimento ósseo e muscular. O alongamento suave aumenta a flexibilidade corporal e ajuda a evitar lesões nas articulações bem como a corrigir a postura corporal.

  4. Aumenta os níveis de energia: O objetivo do Chi Kung é desenvolver a energia vital, o chi, utilizando movimentos suaves e lentos que facilitam a abertura de energia dos canais do corpo. Assim, a sua prática frequente proporciona mais energia, refletindo-se no dia-a-dia dos praticantes.

  5. Equilibra as emoções: Os movimentos precisos e suaves do Chi Kung favorecem o equilíbrio emocional. Isto acontece porque a atividade atua sobre o sistema nervoso central, aumentando os níveis de serotonina, a hormona da felicidade, e reduzindo sentimentos e emoções de valência negativa como a angústia, o medo, a raiva e a ansiedade.

  6. Favorece o funcionamento do organismo: A prática regular de Chi Kung reforça os sistemas imunológico, respiratório, cardio-vascular e digestivo.

  7. Melhora a concentração, a atenção e a memória: Praticar Chi Kung frequentemente previne a fadiga mental e favorece capacidades como a concentração, a atenção e a memorização.

Se ficou curioso, experimente uma das nossas aulas de Chi Kung Terapêutico. Foram pensadas para que possa praticar sem sair de casa e no horário mais conveniente para si, oferecendo equilíbrio ao seu corpo e à sua mente. Comece desde já a transformar a sua vida e inscreva-se aqui!