A virtude de saber agradecer

gratidão.png

Há sempre alguma coisa pela qual podemos estar gratos. A gratidão é uma força de carácter que pressupõe que aqueles que a possuem têm consciência do que de bom lhes acontece e não o tomam por garantido.

Todas as derivações da palavra gratidão estão relacionadas com a bondade, a beleza de dar e receber, de partilhar, de ser gentil, generoso, de retribuir...

A prática regular de gratidão conduz então a vários resultados positivos, tais como o bem-estar psicológico, a satisfação com os relacionamentos pró-sociais e uma melhor focalização nas prioridades e no cumprimento de metas com significado.

Pessoas que se sentem gratas revelam maiores níveis de emoções positivas, conseguem lidar melhor com o stress e traumas, podem mais facilmente recuperar de enfermidades e apresentam um maior otimismo face ao futuro. São também capazes de dar mais valor aos ganhos imateriais, não residindo por isso a sua felicidade nos bens materiais.

Dada a sua característica de reciprocidade, a gratidão é um dos mais importantes fenómenos de uma sociedade, na medida em que constitui um dos fundamentos para a união das pessoas em relações.

Como tal, sugerimos duas atividades que poderá adotar no seu dia-a-dia para despertar a gratidão:

1. Carta de gratidão: escrever uma carta de gratidão a alguém que tenha sido especialmente positivo para si e a quem ainda não tenha tido a oportunidade de agradecer.

2. O que me fez feliz hoje: apesar de ser habitual que no final do dia tenhamos a tendência de contar em casa os incidentes que ocorreram ao longo do dia, quantas coisas boas aconteceram que foram abafadas pelos incidentes negativos? Há um aumento comprovado dos níveis de felicidade de quem faz esta atividade regularmente. Assim, sugerimos que diariamente, ou pelo menos frequentemente, reserve alguns minutos para pensar e escrever num caderno três coisas boas que aconteceram no seu dia e quais foram as suas causas.